Diferente das edições anteriores, em 2016 todas modalidades individuais do Rodeio Internacional de Soledade estão sendo realizadas desde às 9h deste sábado, 20/2. As provas de declamação, gaita, chula, intérprete solista vocal e trova acontecem em diferentes ambientes no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
De acordo com o coordenador do setor artístico, Daniel Teló do Prado, a antecipação das modalidades vai proporcionar um melhor funcionamento do evento. “Anteriormente, quando concentrávamos em um só dia, acabávamos tendo problemas com horários. Pensando no bom andamento do rodeio, promovemos esta mudança que certamente traz resultados positivos”, aduziu.
As provas de declamação estão acontecendo no Restaurante Panorâmico, que fica no alto do Parque de Eventos. Já o local da gaita e do intérprete solista vocal é no pavilhão 1, e a chula e trova estão sendo disputadas no pavilhão 3. O anúncio dos vencedores e entrega da premiação será realizada ainda neste sábado (20), após o término de todas as modalidades.
Para o domingo, 21/2, o setor artístico será exclusivo para a modalidade de danças tradicionais e as apresentações serão por categorias, ou seja, mirim, juvenil, xirú e adulta. As provas vão acontecer no pavilhão 3, com início às 9h, onde mais uma vez será montada uma estrutura de arquibancadas, semelhante a uma arena.
O IX Rodeio Internacional de Soledade acontece até domingo, 21 de fevereiro de 2016, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. A programação inclui provas artísticas e campeiras, com mais de R$ 60 mil em prêmios, além de shows e bailes.